Biodiesel é destaque em evento do setor automotivo

    23 de agosto de 2024

compartilhe

Pela primeira vez, o biodiesel aparece com destaque no maior evento da distribuição de veículos da América Latina e segundo maior do mundo, o Congresso & ExpoFenabrave, realizado em 21 e 22 de agosto, em São Paulo. Esta 32ª edição é um marco histórico na recente trajetória do biodiesel no país, já que marca uma nova etapa na relação entre os produtores desse biocombustível e a indústria automotiva, diante da perspectiva de que os veículos irão utilizar cada vez mais biodiesel no Brasil nos próximos anos.

Em estande conjunto, produtores de biodiesel, o IBRIESBIO – Instituto Brasileiro de Inteligência em Estratégia Sustentável e Bioeconomia e a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio) forneceram dados sobre a alta qualidade do biodiesel nacional, que é misturado ao óleo diesel para mitigar as emissões de veículos, máquinas e equipamentos. Os produtores foram representados por dirigentes e técnicos das entidades empresariais ABIOVE, APROBIO e UBRABIO.

A FPBio e o IBRESBIO também evidenciaram ao público da ExpoFenabrave o atual estágio de tramitação do projeto de lei Combustível do Futuro (PL nº 528/2020) no Senado Federal. Este PL propõe a expansão da produção e do uso de biocombustíveis, entre os quais, o biodiesel. Nas próximas semanas ele será votado pelos senadores e, em seguida, retornará para nova votação na Câmara dos Deputados.

“A participação conjunta do setor de biodiesel, apoiado pela FPBio e pelo IBRESBIO, neste evento central da indústria automotiva contribui para sedimentar o fato de que o biodiesel misturado ao óleo diesel não causa problemas em motores e é mais uma oportunidade de negócios para o segmento automotivo para o transporte pesado. Estudos técnicos, comprovados cientificamente e endossados pelas autoridades, asseguram a alta qualidade desse biocombustível nacional”, diz Alceu Moreira, deputado federal (MDB-RS) e presidente da FPBio.

Ele acrescenta que o PL Combustível do Futuro prevê a implantação de um sistema de rastreabilidade do diesel B, que é o vendido nos postos aos consumidores. “Mesmo confiando na alta qualidade do biodiesel brasileiro, a FPBio fez questão de incluir este sistema na lei para trazer tranquilidade para os consumidores de combustível”, acrescenta Alceu Moreira. No evento da Fenabrave, os representantes do biodiesel reforçaram junto ao público que cada vez mais as montadoras lançam caminhões e máquinas agrícolas movidos 100% a biodiesel no Brasil, outra comprovação da qualidade do produto nacional. As concessionárias presentes à ExpoFenabrave já vendem esses veículos.

“Pela representatividade e força do evento, a participação do setor de biodiesel na ExpoFenabrave é muito marcante por mostrar o quanto os setores automotivo e de biocombustíveis alinham suas rotas na direção de uma mobilidade mais verde para cumprir os desafios da descarbonização no curto prazo”, diz Julio Cesar Minelli, diretor superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO). “Identificamos aqui um compromisso de todos de valorizar esse caminho para encontrar soluções de benefícios mútuos”, destaca.

“A presença do setor de biodiesel no evento simboliza essa importante convergência com o setor automotivo em torno da transição energética e a demanda cada vez maior da sociedade pela descarbonização da matriz de transportes brasileira. Representa, sobretudo, o compromisso dos agentes em torno da sustentabilidade, o que só gera efeitos positivos para a sociedade como um todo”, diz o diretor superintendente da UBRABIO, Donizete Tokarski.

Para Daniel Amaral, diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da ABIOVE, “no transporte urbano e de mercadorias, a eletrificação está longe de ser a solução, portanto, entendemos que o caminho para a descarbonização da frota diesel passa impreterivelmente pelo biodiesel”.